COMO ATIVIDADE EXTRA RECOMENDO QUE OS ALUNOS ASSISTAM, QUANDO TIVEREM UM TEMPO LIVRE, OS EPISÓDIOS DE "O SÓCIO", NO LINK ABAIXO:
Episódios completos "O SÓCIO"
GLOSSÁRIO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS - Alguns termos mais usados na elaboração de projetos.
GLOSSÁRIO II - Alguns termos mais usados na elaboração de projetos, complementação.
Análise Financeira by SEBRAE - não fornece fórmulas para cálculos.
Análise financeira: indicadores mais usados - comentário de como fazer cálculos.
Impostos q todo empresário precisa conhecer - vídeo e comentários sobre impostos.
TÉCNICA DE PRÉ PROJETO:
Os primeiros passos para a execução de um projeto podem ser feitos através da Técnica dos 5W e 2H, a seguir:
WHAT - O quê?, Para quê? - Essas perguntas nos levam à JUSTIFICATIVA do projeto (histórico do produto, ramo de atividade, propósitos).
WHY - Por quê? - A partir dessa pergunta descobrimos os nossos OBJETIVOS com o projeto. Sempre indico que construam 10 objetivos específicos.
WHO - Quem? Para quem? Por quem? - Essa pergunta nos indica todos os ENVOLVIDOS com o projeto (análise dos clientes, concorrentes e fornecedores; quem deverão ser os colaboradores, quem são os sócios).
WHERE - Onde? - Essa pergunta nos leva à escolha e informações sobre a melhor LOCALIZAÇÃO da nossa empresa.
WHEN - Quando? - A partir dessa pergunta podemos realizar o PLANEJAMENTO (tipo de sociedade, integralização do capital, contrato social e suas cláusulas, organogramas, fluxogramas, missão, visão, valores, enquadramento jurídico e tributário, fontes de recursos).
.......
HOW - Como? - Essa pergunta nos remete à METODOLOGIA, ou seja, como realizaremos os objetivos, com detalhes e quais serão as ESTRATÉGIAS de MKT (descrição dos produtos e serviços, tabelas de preços, promoções, slogans, layout, folders, entre outros).
HOW MUCH - Quanto? - Essa pergunta nos fornecerá o vlr. do nosso projeto, as planilhas necessárias para que o projeto se realize: Orçamento Inicial, CMV, Depreciação, Despesas, Receitas, DR, Índices Financeiros, Folha de Pagamento, Balanço, entre outros.
Se os passos acima forem executados, ao final, o projeto estará pré-montado. Cada professor apresenta uma sequência específica para montagem do projeto técnico. Em princípio a sequência q eu estabeleço é:
- Capa
- Folha de Rosto
- Sumário
- Introdução
- Justificativa/Histórico
- Objetivos
- Metodologia
- Dados Resumo do Projeto Técnico
- Análise de Mercado
- Plano de Marketing
- Plano de Gestão, Cargos e Funções
- Plano Financeiro
- Plano Estratégico (FOFA)
- Conclusão
- Referências
- Anexos
- Apêndices
Orientação para o Trabalho Digitado nas normas da ABNT:
- JUSTIFICATIVA: deve ter duas ou mais laudas. Pesquisar sobre o produto, de onde ele se origina, quais suas características, a qual Setor Econômico pertence, quais as vantagens q sua empresa vai apresentar ao Mercado Consumidor com esse produto (diferencial), por quê isso é importante para o cliente, justificativa quanto à localização, basear-se na Pesquisa de Mercado.
- OBJETIVOS: Criar 10 objetivos para a criação de sua empresa. Iniciando sempre com verbos no Infinitivo.
- METODOLOGIA: desenvolver os 10 objetivos explicando como serão alcançados cada um.
- QUADRO RESUMO DO PROJETO TÉCNICO: Serão colocados num Quadro Resumo os dados da Empresa como CGC, endereço, contatos, Enquadramento Contábil, Enquadramento Tributário (tipos de impostos a pagar), Investimento total, Sócios e Capital Investido.
- ANÁLISE DE MERCADO - Questões elaboradas para detectar o Perfil do Público Alvo, com tabulação e gráficos dos resultados mais pertinentes. Análise para conhecer os Concorrentes, seus pontos fortes e fracos. Análise para escolher os Fornecedores, vantagens e desvantagens q oferecem.
- PLANO DE MARKETING - Quais ferramentas deverão ser usadas pelos administradores para melhor divulgação do produto. Sempre solicito q citem 10 ferramentas e desenvolvam a metodologia de cada uma para sua empresa.
- PLANO DE CARGOS E FUNÇÕES - Quadro de Colaboradores (funções, habilidades, treinamentos...) e dos Sócios Gerentes (Curriculum Vitae), Folha de Pagamento com os recibos dos colaboradores (Holerites) e dos sócios (Pró Labore); Cultura Organizacional: Organogramas, Fluxogramas, Missão, Visão, Valores.
- PLANO FINANCEIRO - Planilha I - Investimento Inicial, Capital de Giro
Planilha II - Depreciação
Planilha III - Despesas Fixas/ Variáveis - Diretas/Indiretas (tipos de impostos que uma empresa precisa pagar).
Planilha IV - Custos de Comercialização,Venda, Mão de Obra
Planilha V - FOPAG
Planilha VI - Receita/Faturamento
Planilha VII - DRE
Planilha VIII - Índices Financeiros de Viabilidade/Análise comparativa
- PLANO ESTRATÉGICO - Quadro: FORÇAS - OPORTUNIDADES - FRAQUEZAS - AMEAÇAS (FOFA) - SWOT.
- CONCLUSÃO
- REFERÊNCIAS
- ANEXOS - Documentos oficiais preenchidos com os dados da Empresa. (Contrato Social, Registro na Receita Federal, Cópia do Alvará da Prefeitura, Holerites, Pró Labores, Folha de Pagamento ...)
- APÊNDICES - Documentos criados pela equipe para a efetivação do Projeto Técnico. (Modelo da Pesquisa de Mercado, Lay out, Outdoor, Cardápio, ...)
Próxima fase: CONFECCIONAR OS SLIDES.
SLIDES:
Os slides para apresentação do Projeto Técnico devem ter pouco texto, apenas palavras chaves em cada item. Devem ter no máximo 10 lâminas com a sequência:
- MARCA, Slogan
- Objetivos, Missão, Visão
- Descrição do produto, estratégias de MKT,
- Organograma e Fluxograma
- Composição do Capital
- Investimento Total
- Custo Mensal/Anual, Faturamento Mensal/Anual
- Índices Financeiros x Mercado
- FOFA
- Conclusão
- Créditos
Como falar em Público - Acesse o link, leia com atenção!!!!
Apresentar um relatório sobre o tema.
Veja 10 dicas para fazer uma apresentação de sucesso em uma reunião:
Segundo o publicitário Gustavo Mascitto, existe uma série de técnicas que precisam ser dominadas, desde a estruturação de um roteiro bem encadeado até o design visual, para ter sucesso com este trabalho.
Mascitto é sócio da Pontoppt, de São Paulo (SP), e, desde 2007, elabora peças para reuniões e convenções de grandes companhias. A empresa fatura R$ 2,7 milhões por ano com a produção de apresentações.
A pedido do UOL, ele listou dez dicas para se sair bem em um encontro de negócios:
1 - Conte uma história durante a apresentação. Elabore um material com começo, meio e fim.
2 - Seja objetivo no conteúdo. Não perca tempo com informações irrelevantes ou contextualizando demais.
3 - Divirta-se durante a apresentação. Demonstre paixão, personalidade e entusiasmo. Isso ajuda você a se conectar com a plateia e a conseguir a atenção do público.
4 - Deixe as luzes acesas. Você faz parte da apresentação, portanto, não fique escondido no escuro.
5 - Use um controle remoto. Ele é fundamental para dar dinamismo na hora de passar de uma tela para a outra da apresentação.
6 - Movimente-se. Chegue perto do público, circule pela sala, interaja com as pessoas. Isso ajuda a não deixar a apresentação monótona.
7 - Aposte na simplicidade. Para causar impacto no público, não é necessário cometer excessos. Eles podem contribuir, inclusive, para que a audiência fique dispersa.
8 - Em alguns momentos, apague a imagem da tela. Ao fazer isso, a atenção do público será direcionada a você.
9 - Evite usar o laser para apontar informações na tela. Isso deixa a apresentação cansativa.
10 - Surpreenda. Faça algo diferente e único. Isso fará com que as pessoas lembrem-se de você e do que apresentou.
RELAÇÃO CONTEÚDOS x DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:
RELAÇÃO CONTEÚDOS x DISCIPLINAS DO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO:
Fiquei feliz em poder ajudar.
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